quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Gestão da Inovação




A técnica aqui concisamente denominada gestão da inovação é geralmente conhecida como gestão de ideias, ou gestão de ideias inovadoras (1). Objetiva a coleta e avaliação de ideias propostas por colaboradores de uma organização, independente da sua atividade ou posição hierárquica. Depois de iniciado o processo de coleta de ideias – seja baseada em um tema específico ou livre -, tem início a fase de avaliação e implementação desses conceitos. De acordo com a proposta de cada organização, pode haver recompensas para o(a)s autore(a)s das melhores ideias.

As recompensas podem ser financeiras ou em forma de prêmios, tais como viagens ou cursos. Em alguns ambientes organizacionais, onde não é permitida a premiação financeira, até mesmo um correio eletrônico de reconhecimento recebido do(a) gestor(a) pode ser motivo de orgulho e motivação.


A técnica tem como objetivo gerar propostas inovadoras, soluções para questões internas, ou até diagnósticos sobre determinados assuntos.

Dentre os benefícios da gestão da inovação estão a melhora do desempenho da organização e de seus processos, estímulo a novas ideias, reconhecimento de competências, mobilização da inteligência competitiva organizacional e revelação de talentos pouco explorados.

1 Gestão da inovação é, em verdade, um campo da administração amplo, que inclui numerosas técnicas e ferramentas. Uma das técnicas é a da gestão de ideias inovadoras.

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